Homem não Chora

No fim de mais um dia de trabalho, ele guardou as suas ferramentas e olhou para o céu. Suas mãos doíam, seus olhos doíam, o corpo todo sofria. Respirou fundo. Teve vontade de chorar. Suas narinas arderam, seus olhos se encheram de água. O que o impedia de chorar? Por que não chorar? Sentar no chão e deixar as lágrimas rolar. Lavar a alma, deixar todo o peso do mundo sair, pelos olhos, pelos poros, pela dor. Não. Melhor não chorar. Os homens não choram. Talvez os humildes e os valentes chorem. Ele era só um homem.

Foi para casa. Beijou os filhos, a mulher e jantou sem dizer palavra alguma. E ainda carregava no peito uma pedra. Tudo estava errado. E o corpo doía ainda mais. Até respirar estava difícil.

– Você está quieto amor, o que foi? – Perguntou a mulher.

– Nada.

O silêncio trazia dor, mas ajudava a carregar a pedra.

Assistiu televisão e tudo estava disforme. Num comercial de automóveis, o mundo era perfeito. Mas o carro dele era como o mundo: defeituoso. Cansado, desligou a TV. A família o olhou, ele a ligou de volta. Silêncio. Ele saiu da sala. A mulher o olhou, estranhando tudo, pensou em se levantar, mas era a hora da novela.

Do lado de fora da casa, ele olhou novamente para o céu.

A filha menor trouxe a Bíblia.

– Toma Papai. – E voltou pra dentro.

Ele mudo, pasmo. Abriu num livro qualquer:

“Levanta-te, vai a grande cidade de Nínive e clama contra ela, por que a sua malícia subiu até mim”.

Não satisfeito fechou e abriu de novo:

“Jesus chorou”.

Deus existe? Deus existe. Na rua, um carro passou fazendo barulho, muito ruído para pouco motor. O sol, o céu, o amor, o sexo, minha dor, minha mulher, meus filhos, essa pedra no meu peito e essa água nos meus olhos… Respirou e não conseguiu mais segurar. Chorou. Chorou, chorou e chorou. Chorou tanto que virou criança. Homem não chora. Chora. Homem tem que chorar. Se até Jesus chorou, se o melhor homem que aqui pisou chorou, ele tinha que chorar. Ele tinha que ir para a cruz junto com o Cristo. Ele e aquele monte de pecados. Melhor chorar. Chorou até a pedra se dissolver. Até respirar livremente. A dor agora era boa. Dor de luta vencida. Dor de ferida curada. Dor de um pecado perdoado. Ajoelhou-se e só agradeceu.

– Obrigado, Senhor, pela Tua maravilhosa graça. Eu só merecia a dor que eu carregava pelo mal que fiz. Mas a Tua mão e o Teu amor me salvam.

E cantarolou um louvorzinho e chorou mais uma vez. Agora um choro bom, com o peito já lavado, com a alma leve. O cachorro chegou perto, pedindo um carinho.

– Onde você estava seu porcaria? Dormindo, não é?

Brincou com o bicho e, antes de entrar em casa, olhou mais uma vez para o céu. Uma estrela cadente despencou riscando a noite. Claro que Deus existe. Sorriu, sentou-se no sofá, pegou a filha menor, beijou-lhe e perguntou:

 – Não passando nenhum filme bom nessa TV, não?

Rêmulo Vaney Carrozzi

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Crônicas com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Homem não Chora

  1. izolete diz:

    Muito lindo, inspirador.

  2. Carlos diz:

    Nada haver! Se chorar resolvesse alguma coisa o mundo seria uma beleza! O que muda a história do ser humano é a fé inteligente, ou seja, a fé prática; aquela que não se deixa ser controlado pelos sentimentos e sim pela certeza da vitória. Não esqueça que enquanto Ana chorava o seu problema não era resolvido, mas após realizar um voto diante de Deus, obteve a realização do sonho de ter um filho, Jesus chorou e nada aconteceu, mas após falar com o Pai e agir a fé de ordenar a ressurreição de Lázaro o milagre aconteceu!

    • remulovaney diz:

      Carlos, a questão aqui não é só o choro. O chorar, apenas, pode ser só uma reação do corpo, mas não falo apenas de água que escorrem dos olhos. Estou falando de se abrir com Deus, de perder o medo de orar, de saber que Nosso Deus está conosco todo o tempo, e as vezes precisamos de um coração leve, sem pressão, como se sentíssemos um carinho do Pai. Você disse que Jesus chorou e não aconteceu nada. Você consegue imaginar o que Ele sentiu? A dor, o medo, a tristeza e principalmente a vontade do Pai por tudo o que iria acontecer. As lágrimas de Jesus mostram o quanto Ele foi humano, foi como todo homem que chora é. O homem do texto não consegue orar, só passa a fazê-lo depois que chora, e então agradece. Nenhum problema foi resolvido, ele está com mais condições de agir e sabe que: “- Obrigado, Senhor, pela Tua maravilhosa graça. Eu só merecia a dor que eu carregava pelo mal que fiz. Mas a Tua mão e o Teu amor me salvam.” o amor de Deus por nos não muda. Graças a Deus por isso e por poder chorar, como Jesus chorou!
      Obrigado por ler e comentar meu blog. Espero que volte leia mais textos e comente também. Um abraço e que Deus o abençoe grandemente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s